Um mundo, sem os povos negros ?

Curiosidades Off 50

Esta é uma estória sobre uma criança chamada Theo que um dia ao acordar de manhã pergunta a sua mãe, “ Mãe, que pensas se não existem povos negros no mundo?” Bem, a mãe reflectiu por alguns instantes e depois respondeu dizendo, “Filho, siga-me hoje, vamos andar um pouco pela cidade e veremos o que seria o mundo, se os povos negros não existissem”.  A mãe lhe disse: “ Vá filho, vista e calça-te”

Theo correu para o seu quarto vestir e calçar-se. Quando sai do quarto, a mãe olha para o filho e pergunta: “Theo, onde estão os teus sapatos? E a roupa, filho, está toda amarrotada! deixa-me que vou engomar”   mas quando foi a procura, a mesa de ingomar, não estava lá. Ela olha para o filho e diz: “ Vêz filho, Sarah Boone, mulher negra, foi a inventora da mesa de ingomar e Jan E. Matzelinger, homem negro foi o inventor de máquina de moldagem de sapatos”. Ok, disse ela. “Agora vá e prepare o teu cabelo”.  Theo correu para o seu quarto para pentear  mas não encontrou a pente. A mãe lhe diz: “ Vêz filho, Walter Sammons, homem negro, foi o inventor da pente”.
Theo decida depois escovar os dentes mas também não encontrava a escova. A mãe lhe diz: “ Vêz Theo, Lydia O. Newman, mulher negra, foi a inventora da escova”.

Até aqui, Theo começou a dar conta do recado: Sem sapatos; roupa marrotada, cabelo despenteado… mesmo o cabelo da mãe, sem as invenções da madame C.J. Walker, entendes agora filho, o que seria de mim? . Sim mãe, responde Theo. A mãe diz depois, “Filho, arrume as coisas que espalhaste, limpa a area que sujaste, e só depois que sairemos fazer compras”.

Theo varreu, varreu e varreu. Quando ia pegar a pá de lixo, não encontrou. A mãe lhe diz: “Vêz filho, Lloyd P. Ray, homem negro, foi o inventor da pá de lixo”. Theo continou varrendo mas tinha limpar numa parte com esfregão. Foi buscar o esfregão, mas não encontrava. A mãe lhe diz: “ vêz Theo, Thomas W. Steward, homem negro, foi o inventor do esfregão. Theo exclama” Mãe! Não tenho sorte, porque  tudo o que procuro não encontro!.“

A mãe lhe diz depois – ok, deixa-me acabar de lavar a roupa para depois prepararmos a lista das coisas a comprarmos. Quando a lavagem acabou, ela pega a roupa para o secador , mas o secador de roupa não estava. Ela diz no filho: “ vêz filho, Leo George T. Samon, homem negro, foi o inventor da maquina secadora de roupa”.  A mãe pede o filho para pegar um lápis e papel para fazer a lista das compras.

Theo foi pegar o lápis e papel, mas o lapis estava partido.  A mãe diz-lhe: Sabias filho, que John Love, homem negro, foi o inventor de Fia-lápis?.

A mãe foi a procura da caneta-tinteiro, mas não encontrava. E diz no filho: “saiba que Williams Purvis, homem negro foi o inventor da Caneta-Tinteiro e Lee Burridge, homem negro, foi o inventor da maquina de dactilografia”.

Era chegada a hora de irem para o mercado. Entram no carro e pela rua, Theo vê que os carros estavam todos parados nas rotundas e desordenadamente, causando engarrafamentos, por falta de semáforos na rua da area que estavam passando. A mãe diz no filho: “ Vez filho, Garrett Morgan, homem negro, foi o inventor dos sinal Luminoso. Imagine agora  por um instante  filho, como seria do estado do transito nas grandes metroples, sem o s sinais luminosos? ”. De volta para casa, as frutas e carne compradas tinham que ser conservados no refrigerador. Mas o refrigerador não estava, em casa.  A mãe diz no filho: “ vez filho, John Standard, homem negro, foi o inventor do refrigerador”.

 Depois de terem chegado a casa,  a mãe pede ao Theo para ver se tinha chegado correio. E diz no filho: “Saiba filho, que Philip Downing, homem negro, foi inventor da caixa de correios”.

Já dentro da casa, Theo começou sentir frio. A mãe foi ascender a lereira, e depois diz no filho: ‘”Saiba filho, que foi Alice Parker, mulher negra, a inventora da Lereira; e mesmo no verão quando faz muito calor, já não é muito grave, porque Frederick Jones, homem negro, foi o inventor ”. do aparelho
Ar Condicionado”.

Era hora de o pai do Theo voltar para casa. Ele utiliza geralmente o elevador para subir/descer no seu escritório que se situa no 20º Piso. A mãe diz no filho: “saiba Theo, que Alexander Miles, homem negro, foi o  inventor do elevador.

Quando o pai chega a casa, viu que a sala de estar estava as escuras. E a esposa diz ao filho: “saiba filho, que se Lewis Howard Latimer – homem negro não tivesse inventado o filamento que prolonga o uso da lampada, despenderiamos muito dinheiro na compra de lâmpadas.

A este estado da convesa, entre os dois, a mãe diz ao filho: “Theo, que seria de nós, se um nosso membro de fmília tivesse que ser  feito operação surugica,  a coração aberto?  Isso não seria possivel possivel sem o Dr. Daniel Hale Williams, Doutor negro, que fez a primeira operação a coração aberta.

Foi assim que Theo aprendeu sobre o que seria se os povos negros nõ existissem neste mundo.

Por isso, se te perguntas como o menino Theo, de como seria o mundo sem os povos negros .. bem, a resposta é inequivocamente:

Estaríamos ainda nas trevas!

==========================================================================

A Origem da palavra TRABALHO

Trabalho é uma palavra que obrigatoriamente faz parte do vocabulário e da vida de qualquer pessoa. A rotina de acordar cedo, se preparar e sair para a batalha do dia-a-dia é comum na vida de milhões de pessoas que precisam ganhar o salário para sustento próprio ou da família. Mas qual será a origem da palavra trabalho?

A palavra trabalho vem do Latim tripalium, que significa castigo. A etimologia da palavra até que é bem pertinente, pois muitas pessoas consideram o trabalho uma verdadeira tortura diária.

O tripalium do latim era, na verdade, uma espécie de estaca que era fincada no chão para servir de tronco para o castigo dos escravos da Idade Média.

O significado da palavra trabalho contribui para uma visão desagradável dessa actividade diária tão importante na vida do homem. Ainda hoje, trabalhar é visto como um castigo imposto aos cidadãos, mas a interpretação de trabalho deve ser positiva, pois é uma actividade que engrandece o homem e lhe dá a oportunidade de progredir na vida. E quando se trabalha no que ama fazer, isso nunca será um sacrifício! O trabalho é, portanto, gratificante!

Hits: 154
ArabicChinese (Simplified)EnglishFrenchPortugueseSpanish