Bloco Democrático reitera confiança no seu líder juvenil detido no Kwanza-Norte

Actualidade, Destaque 0 9

Bloco Democrático reitera confiança no seu Secretário Nacional da Juventude detido sob acusação de ser o mandante de uma série de incêndios de carros no Kwanza-Norte 

Desde o passado dia 12 de Agosto que o Bloco Democrático vem acompanhando com atenção e preocupação a detenção, em Luanda, do seu Secretário Nacional para a Juventude, Joaquim da Costa Zangui, (Lutambi), acusado de práticas criminais na Província do Kwanza-Norte, para onde terá sido encaminhado e mantido preso, refere um comunicado tornado público pela referida força política.
Em consequência, e acreditando na inocência do seu Líder Juvenil, o Bloco Democrático desencadeou um conjunto de contactos para se inteirar do teor das acusações que sobre ele impedem e das circunstâncias da sua prisão tendo tomado conhecimento que o seu militante teria sido acusado por um dos detidos, de cumplicidade no incêndio de viaturas em Ndalatando.

“ O BD decidiu, então, contratar um advogado local para acompanhar o processo e dar a devida assistência ao seu responsável juvenil, na expectativa de que tudo venha a ser devidamente esclarecido. Por intermédio do advogado, veio-se depois a saber que na acareação dos acusados no processo, e diante do Procurador, do Director do SIC do Kwanza Norte, que o detido que o tinha delatado, o fez debaixo de forte e desumana tortura e ameaça de morte e que na referida acareação desmentiu categoricamente qualquer implicação de Joaquim da Costa Zangui (Lutambi)”, explica o documento que temos vindo a citar.
Na sequência, O BD manifesta veemente repúdio pelo facto de, perante tais situações, a Procuradoria Geral da República não tenha respondido imediata e positivamente aos dois pedidos de libertação com termo de identidade e residência, interposto pelo advogado. Apela, assim, que este órgão assuma as suas responsabilidades com total independência, isenção e cumprimento estrito das leis.

Tratando-se, pois, de um responsável partidário, e ciente de eventuais tentativas de implicações, o Bloco Democrático apela às autoridades locais e, particularmente, à Procuradoria-Geral da República, ao rápido esclarecimento sobre o andamento do processo, para se evitar qualquer tipo de especulação.
No comunicado o Bloco louva as manifestações de solidariedade, sobretudo da Juventude, que têm sido evidenciadas ao mesmo tempo que realça que ao Bloco Democrático interessa a verdade dos factos e que os actores realmente implicados sejam punidos de acordo com a Lei, pois sendo práticas marginais, não deverão merecer qualquer aproveitamento político.

Finalmente, a força política apela aos seus membros, a nível nacional, a manterem a serenidade que caracteriza o Partido da força da razão, ciente de que a prevalência dessa situação impelirá o Partido a tomar medidas de mobilização multilaterais sérias e incisivas para que o primado da Lei prevaleça e os inocentes não sejam duplas vítimas do estado da Nação. Apela igualmente as forças democráticas que estejam atentas aos acontecimentos.

Entenda o caso

Joaquim Lutambi, Secretário Nacional da Juventude do BD foi dado como desaparecido desde às 15h00 de domingo, 12 de Agosto.
Também professor e estudante universitário, esteve envolvido na eleição da Comissão de Moradores do seu bairro, Massaque, Km12, Sector 9, Viana, ocorrida a 11 de Agosto.
De acordo com uma uma fonte próxima ao jovem desaparecido este foi levado por desconhecidos para parte incerta e o seu telefone está desligado até o momento.
Informada a família, fizeram várias diligências, como queixa à Policia.
Somente mais tarde a Polícia no Kwanza-Norte informou que o mesmo estava detido acusado de ser o mandante dos crimes de incêndio de viaturas naquela província. Contudo, importa realçar que mesmo após a detenção do mesmo verificaram-se outros crimes de incêndio de viaturas naquela província.

Hits: 62

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

ArabicChinese (Simplified)EnglishFrenchPortugueseSpanish