Calou-se a voz de Nacobeta, o ‘Rei do Ndomboló’

Actualidade, Cultura, Nacional Off 35

O músico Nacobeta, um dos nomes mais sonantes da segunda geração de kuduristas, morreu na manhã desta segunda-feira, 04, no Hospital Josina Machel (Maria Pia), em Luanda, onde se havia deslocado para exames de rotina após uma cirurgia nas cordas vocais, pois sentia inúmeras dificuldades para respirar.

Diniz Kapapelo

Segundo relatos dos familiares ao Ngolajornal, Edson Guedes Fernandes, mais conhecido nas lides musicais por “Nacobeta”, nome artístico pelo qual se tornou conhecido, foi ao hospital acompanhado pelos familiares, depois de ter tido alta na semana passada, depois de um internamento na sequência de três intervenções cirúrgicas, duas em 2016 e a terceira feita este ano.
O “Rei do Ndomboló”, como também era carinhosamente tratado pelos amigos, passou por um episódio, ocorrido em 2016, quando informações, postas a circular na Internet, com maior relce para o Facebook e Whatsaap diziam que havia falecido, entretanto, desmentidas mais tarde pelo irmão.
Naquela altura, a família já estava preocupada com o seu estado de saúde e os amigos chegaram a fazer um apelo de solidariedade para angariarem valores monetários no sentido deste prosseguir o tratamento no exterior do país mas o artista não chegou a viajar.
Embora com algumas dificuldades em falar e com recomendaçoes médicas para evitar correntes de ar, Nacobeta ainda frequentava festas nocturnas, tal como uma em que foi visto recentemente na Vila Alice, em companhia do cantor Zoca Zoca e DJ Mila Sopa.
Com uma carreira artística de mais de 10 anos, o kudurista entrou para o mundo da música no ano 2000, como animador de festas de quintais, com suporte de música electrónica.
Ganhou mais notoriedade no “music hall nacional” depois de formar uma dupla com o cantor e compositor Puto Português, que os levou para o mundo da fama e o reconhecimento chegando a conquistar alguns prémios. Foram autores do inesquecível hit ‘Wakimono’ a famosa canção do estilo kuduro que gerou alguma polêmica na altura, depois de ter sido nomeada para o Top Rádio Luanda.
O kudurista lançou ainda vários temas músicais, entre os quais ‘Chupa lá’, ‘Me desculpem’, ‘Mata Cobra’ e ‘Bababa’.
Edson Guedes Fernandes, ou simplesmente Nacobeta, deixa viúva e três filhos.

 

Hits: 105
ArabicChinese (Simplified)EnglishFrenchPortugueseSpanish